ANESTÉSICO XYLESTESIN SPRAY 10%:
É indicado como anestésico tópico na prevenção da dor associada para: otorrinolaringologia, punções dos seios maxilares, anestesia da orofaringe para prevenir náuseas e vômitos durante instrumentação, obstetrícia e durante o estágio final do parto e antes da episiotomia e sutura perineal, como adjuvante no controle da dor.
INDICAÇÕES:
O Xylestesin® (lidocaína) 10% Spray é indicado como anestésico tópico na prevenção da dor associada com: Otorrinolaringologia - Punções dos seios maxilares -Anestesia da orofaringe para prevenir náuseas e vômitos durante instrumentação Obstetrícia Durante o estágio final do parto e antes da episiotomia e sutura perineal, como adjuvante no controle da dor. Odontologia Antes de injeções, impressões dentárias, radiografias, remoção de tártaro.
Lidocaína promove anestesia rápida e profunda da membrana mucosa, com duração de aproximadamente 10 – 15 minutos. A anestesia ocorre usualmente dentro de 1 a 5 minutos, dependendo da área de aplicação.
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS:
Lidocaína promove anestesia rápida e profunda da membrana mucosa, com duração de aproximadamente 10 – 15 minutos. A anestesia ocorre usualmente dentro de 1 a 5 minutos, dependendo da área de aplicação.
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES:
Equipamento de ressuscitação, oxigênio e outros fármacos afins deverão estar disponíveis quando os anestésicos locais do tipo amida forem administrados em membranas mucosas. Lidocaína 10% spray deverá ser utilizado com extremo cuidado se houver infecção ou se a área da aplicação estiver traumatizada, pois sob tais condições, há uma rápida absorção sistêmica. Deve ser usada a dose mais baixa que resulte em anestesia efetiva, para evitar altos níveis séricos e efeitos adversos. A segurança e eficácia da lidocaína dependem da dose correta, da técnica, precauções adequadas e rapidez nas emergências. Repetidas doses de lidocaína podem causar significativo aumento dos níveis sanguíneos devido à lenta acumulação do fármaco e seus metabólitos. A tolerância varia de acordo com o estado do paciente. A absorção através das mucosas e superfícies feridas é relativamente alta, especialmente na laringe e árvore brônquica. Lidocaína 10% spray não deve ser usado em balonetes (cuff) de tubos endotraqueais feitos de plástico. A lidocaína base, pode causar danos em contato com balonetes de PVC e não-PVC de tubos endotraqueais. Este dano é descrito como orifícios que podem causar vazamento, levando a perda de pressão do balonete.
CONTRAINDICAÇÕES:
Hipersensibilidade aos anestésicos locais do tipo amida ou aos outros componentes da fórmula. Lidocaína não deve ser aplicado na laringe.
MODO DE USAR:
É desnecessário secar o local antes da aplicação. Para utilizar a solução spray, basta orientar a cânula para a região a ser anestesiada e realizar uma leve pressão sobre o botão.Aconselha-se, após o uso, retirar o botão com a cânula e conservá-los em solução alcoólica, de modo a evitar uma possível deposição de cristais.
COMPOSIÇÃO:
Cada mL contém: lidocaína .............................................................................................................. 100 mg veículo q.s.p. ....................................................................................................... 1,0 mL Excipientes: sacarina sódica, edetato dissódico, propilenoglicol, aroma cereja/menta, álcool etílico e água purificada.
Distribuidora de Medicamentos.